Palavra

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: palavra 
(latim parabola-ae)

 Unidade linguística com um significadoque pertence a uma classe gramatical,
e corresponde na fala a um som ou conjunto de sons
e na escrita a um sinal ou conjunto de sinais gráficos

O FESTIVAL DA PALAVRA

A FESTA DOS CONTOS | Festival da Palavra é um projeto de intervenção artística preocupado em recuperar a memória coletiva, ancestral e imaterial, através da difusão de conteúdos que revisitam a poesia, os contos, o romanceiro, o cancioneiro tradicionais em novos modelos de encenação e escrita teatral.

O FESTIVAL da PALAVRA | FESTA DOS CONTOS nasceu do desejo de Carlos Marques conjuntamente com o Município de Montemor-o-Novo elevarem o ato de contar histórias a uma disciplina artística, e simultaneamente criar um espaço de mediação cultural entre quem faz e quem vê.

Em 2009 arrancava o ciclo de programação mensal CONTOS DOUTRA HORA e a primeira edição desse ciclo terminou com a
Festa dos Contos. Um festival ‘embrionário’, ou uma experiência que ambicionou reunir de forma informal alguns contadores de histórias que haviam estado presentes no CONTOS DOUTRA HORA.

Numa noite apenas comprovou-se, devido à forte adesão do público, que este evento teria de continuar.
No segundo ano as noites foram duas e o público duplicou. Era chegada a altura de afirmar o FESTIVAL DA PALAVRA como uma paragem obrigatória no caminho dos ouvintes. A 3ª edição foi o ano de afirmação: O PATIO dos CONTOS foi inaugurado, tal como outros ‘espaços’ que ainda hoje se mantêm.
A ROMARIA (um percurso por vários espaços da cidade com vários agentes culturais locais com afinidades com a palavra dita), O MERCADINHO DA PALAVRA, O ESPAÇO LIVREIRO e A TABERNA DOS CONTOS.

CONTOS DOUTRA HORA

Ciclo de programação entre janeiro e maio que prepara o território para a Festa dos Contos | Festival da Palavra.

FESTA DOS CONTOS

A FESTA DOS CONTOS | Festival da Palavra é um projeto de intervenção artística preocupado em recuperar a memória coletiva, ancestral e imaterial, através da difusão de conteúdos da tradição oral, promovida pela associação ALGURES em parceria com o município de Montemor-o-Novo.

EDIÇÕES ANTERIORES

aalgures@gmail.com
+351 91 77 22 180 / +351 96 24  41 270

producao@alguresalgures.pt
+351 92 66 50 519